Celebrando a diversidade: Abraço Cultural brilha em eventos e premiações de 2024

19.07.2024

A Abraço Cultural tem se destacado cada vez mais como uma instituição comprometida com a promoção dos direitos humanos e a valorização da diversidade cultural, o que culminou em participações e premiações importantes em eventos recentes.

No mês de junho, a Abraço conquistou o “Prêmio Melhores para o Brasil 2024” da Humanizadas, uma empresa pioneira e referência no mercado na na avaliação de parceiros, clientes e todas as partes interessadas dentro do ecossistema de uma instituição. Além disso, o evento também contou com uma menção honrosa à Abraço Cultural no setor de educação na categoria “Engajamento dos Clientes”. 

A organização também teve a grande honra de receber o Prêmio “Marielle Franco de Direitos Humanos 2024”, coorganizou a maior edição  edição do festival Rio Refugia desde 2017 e foi mencionada na exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro” do Museu Histórico Nacional.

Confira abaixo os detalhes de cada atividade:

Rio Refugia

Na sua 8ª edição, a Abraço Cultural seguiu realizando a montagem e curadoria da programação do evento multicultural, realizado nos dias 22 e 23 de junho de 2024, no SESC Tijuca. A edição tornou-se a maior desde 2017, contando com dois dias de programação e cerca de 5.500 participantes.

O Rio Refugia é reconhecido como o maior evento sobre migração e refúgio do Brasil. Esta edição contou com mais de 20 barracas de empreendedores em refúgio, oficinas, shows e diversas atrações culturais, com entrada livre e gratuita.

 

Pessoas dançando com roupas coloridas e sorrindo
Rio Refugia 2024. Crédito: Erbs Jr.


O evento, que ocorre anualmente próximo ao Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), celebra a coragem e a resiliência das pessoas migrantes e refugiadas no Brasil.

É uma oportunidade para a comunidade celebrar e conhecer a gastronomia, moda, música e serviços oferecidos por empreendedores de diferentes partes do mundo, especialmente do Sul global. A Abraço empenhou-se em promover momentos de reflexão e integração na comunidade, visando alcançar maior visibilidade para as pautas e necessidades dos refugiados.

Prêmio Melhores para o Brasil 2024

Em 2023, a Abraço Cultural aplicou a pesquisa Humanizadas em sua instituição, obtendo dados valiosos para entender seu clima organizacional e identificar áreas de aperfeiçoamento. Os resultados foram impressionantes, alcançando o patamar de excelência AA, acima da média nacional do mercado.

No dia 19 de junho, em um evento online no canal da Humanizadas, a Abraço Cultural recebeu o certificado e divulgou os resultados em suas redes sociais,  garantindo o título de “Melhores Para o Brasil 2024” e um destaque no setor “Engajamento dos Clientes” dentro da área de educação.

Tais conquistas refletem o compromisso da Abraço Cultural em promover um ambiente mais saudável para parceiros, colaboradores e clientes. Mais detalhes sobre a premiação podem ser encontrados no Instagram, LinkedIn, e no site da Humanizadas.

Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos 2024

O Prêmio Marielle Franco é concedido a defensores e defensoras de direitos humanos que se destacam em causas sociais e na promoção, valorização e defesa de direitos no estado do Rio de Janeiro. 

Em 25 de junho de 2024, durante a sessão solene intitulada “Migrar é um direito humano”, a Abraço Cultural foi convidada a receber este prestigioso prêmio. A cerimônia foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com sessão conduzida pela deputada estadual Dani Monteiro, atual presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ. 

O prêmio é um reconhecimento ao trabalho da Abraço Cultural em prol dos direitos da população imigrante e refugiada.

 

Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos 2024. Crédito: Abraço Cultural


O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro

A Abraço Cultural também foi mencionada na exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro” realizada pelos estudantes do último semestre da graduação de Museologia da UNIRIO, que ficou em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, entre 19/06 e 07/07/2024.

A mostra contou trajetórias, afetos e reflete sobre as influências da comunidade migrante no Rio de Janeiro, com um espaço onde menciona instituições que atuam na causa do refúgio, entre elas a Abraço Cultural. O Museu Histórico Nacional é dedicado à história do Brasil e um importante patrimônio cultural do estado. Detalhes sobre a exposição também foram divulgados no Instagram da instituição.


 

Gostou do conteúdo? Confira nosso blog e siga a Abraço Cultural nas redes sociais!

Conteúdo relacionado