CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Curso de Inglês

Sobre o curso

O que acha de estudar inglês aprendendo sobre a história e cultura de diversas regiões, como a África anglófona e o sudeste da Ásia?
A língua inglesa é considerada a mais falada no mundo, com aproximadamente 500 milhões de falantes como língua materna ou segunda língua, e é o idioma mais utilizado como meio de comunicação nos universos corporativo, político e diplomático. É a língua oficial de diversos países também na África, nas Américas, e na Ásia. E na Abraço Cultural valorizamos as diferenças e variações dessa língua globalizada.

Universalidade

É a língua mais falada no mundo e o idioma mais utilizado para negócios, viagens e tecnologia.

É um diferencial

Falar inglês significa ter muito mais oportunidades na vida acadêmica e profissional.

Novas perspectivas

Um mundo com menos barreiras: compreender e ser compreendido em muitos lugares, além de entrar em contato com diferentes culturas.
+ 0 estudantes
+R$ 0 em renda para refugiados
+ 0 pessoas em refúgio formadas

A Abraço Cultural cria oportunidades de integração social, cultural e econômica para pessoas em situação de refúgio ou em processo migratório vulnerável no Brasil. Por meio da educação, transformamos a diversidade de culturas em possibilidades. Promovemos cursos de formação de professores para migrantes ou pessoas refugiadas, cursos de idiomas e oportunidades de acesso a conhecimentos sobre as culturas do Sul Global nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e também online.

Diretrizes Metodológicas

ABORDAGEM COMUNICATIVA

A abordagem central das nossas aulas é comunicativa: isso significa que nosso foco é no uso da língua para a comunicação, tanto por meio da escrita quanto da fala. Os conteúdos estruturais são apresentados de maneira interativa, contextualizada e intencional, baseados na aprendizagem da aplicação prática da língua. Tanto nas aulas presenciais quanto nas experiências online, usamos diversas estratégias para promover uma aprendizagem ativa e interativa. E como língua é cultura, nossas aulas são permeadas por aspectos culturais dos países de origem da equipe de professoras e professores, privilegiando a construção de uma visão de mundo mais diversa e intercultural.

PERSPECTIVA CULTURAL

Além de ensinar uma nova língua, compartilhamos novas culturas! Seja nas aulas de idioma, seja nas oficinas culturais, referências e perspectivas do Sul global que fazem parte da construção de todas as nossas experiências de aprendizagem.Assim, promovemos um processo de aprendizagem de línguas estrangeiras atravessado pela perspectiva intercultural e decolonial, buscando permitir que estudantes possam aumentar seu repertório,(re)conhecer suas identidades e descentralizar seu olhar.

MATERIAL DIDÁTICO

Para cada um dos módulos dos cursos, há uma apostila cuidadosamente produzida e constantemente aprimorada. Os conteúdos que compõem os módulos foram pensados e desenhados com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, garantindo um padrão de referência internacional, mas a perspectiva cultural nos permite ir além das perspectivas que os materiais produzidos em larga escala pelo mercado propõem. A produção de material didático próprio em quatro idiomas é um trabalho contínuo e desafiador, mas é também o que nos permite compartilhar referências culturais não-hegemônicas de forma objetiva e contextualizada, estabelecendo um diálogo com as demandas do público brasileiro.

O termo Sul Global funciona como mais do que uma metáfora para o subdesenvolvimento. Ele faz referência a uma história inteira de colonialismo, neo-imperialismo e mudanças econômicas e sociais diferenciadas por meio das quais grandes desigualdades nos padrões e expectativa de vida e acesso aos recursos são mantidas.

Duas definições:

“Sul Global refere-se amplamente às regiões da América Latina, Ásia, África e Oceania. É parte de uma família de termos, incluindo “Terceiro Mundo” e “Periferia”, que denotam regiões fora da Europa e da América do Norte, em sua maioria (embora não todas) de baixa renda e frequentemente marginalizadas política ou culturalmente. O uso da frase Sul global marca uma mudança de um foco central no desenvolvimento ou diferença cultural para uma ênfase nas relações geopolíticas de poder.” (Nour Dados and Raewyn Connell, 2012)

“A região simbólica do globo, formada por ex-colônias ou outros estados que contestam o modo de pensar ou comportamento hegemônico das potências ocidentais, mas também competem pelo reconhecimento da autoconfiança e confiabilidade em um mercado global.” (The Image of BRICS and the Global South Othered Creativity, 2020)

Módulos

Nosso curso de inglês é dividido em 7 módulos criados a partir das descrições do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), seguindo a padronização internacional que fornece uma base comum para programas de línguas, manuais e exames de proficiência. Assim, ocurso foi pensado para que cada módulo forneça ao estudante tudo aquilo que precisa aprender, linguística e culturalmente, para ser capaz de se comunicar.

A carga horária de cada módulo é de 45 horas nos cursos regulares e de 40 horas nos intensivos.

A1

01 /

Inglês 1 - A1.1

02 /

Inglês 2 - A1.2

Nos módulos 1 e 2, você vai aprender a se apresentar, compreender e fornecer informações pessoais, falar de seus gostos, preferências e atividades cotidianas. Você vai aprender também a fazer comentários e perguntas de estrutura simples e a escrever textos curtos, como um formulário para uma reserva ou inscrição, um e-mail pessoal ou um convite. Ao final desse nível, você terá visto os conteúdos do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

A2

03 /

Inglês 3 - A2.1

04 /

Inglês 4 - A2.2

Nos módulos 3 e 4, você vai aprender a interagir socialmente sobre temas como gastronomia, consumo, habitação e educação. É também nesse nível que o estudante aprenderá a pedir informações e a se expressar no contexto de uma viagem, do ambiente de trabalho, ao realizar compras e outras interações da vida quotidiana. Você vai aprender também a relatar fatos passados e a apresentar novos projetos. Ao final desse nível, você terá visto os conteúdos do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência.

B1

05 /

Inglês 5 - B1.1

06 /

Inglês 6 - B1.2

07 /

Inglês 7 - B1.3

Nos módulos 5, 6 e 7, você aprenderá a expressar sentimentos, fazer hipóteses e contar histórias de forma mais rica e em um discurso mais coeso. Você também vai aprender a participar de debates sobre diversos temas da atualidade como relações pessoais e profissionais, comunicação, arte e meio ambiente. Ao final desse nível, você terá visto os conteúdos do nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

Nos módulos 5, 6 e 7, você aprenderá a expressar sentimentos, fazer hipóteses e contar histórias de forma mais rica e em um discurso mais coeso. Você também vai aprender a participar de debates sobre diversos temas da atualidade como relações pessoais e profissionais, comunicação, arte e meio ambiente. Ao final desse nível, você terá visto os conteúdos do nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência.

A1

A2

Níveis Elementares

  • Entender e utilizar expressões do dia a dia e frases básicas para satisfazer necessidades concretas.
  • Apresentar e responder perguntas sobre sua vida como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
  • Interagir de maneira simples com nativos que falem de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

B1

B2

Níveis Independentes

  • Entender frases e expressões relacionadas às áreas familiarizadas, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego, entre outros.
  • Comunicar-se de maneira simples em situações de troca de informações curtas e precisas.
  • Descrever superficialmente aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.

C1

C2

Níveis de Proficiência

  • Entender os pontos principais sobre os assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer.
  • Lidar com situações cotidianas onde a língua é falada (viagem de turismo).
  • Produzir textos simples sobre áreas familiares e de seu interesse.
  • Descrever experiências, eventos, sonhos, desejos, vontades e ambições.
  • Dar sua opinião de maneira limitada sobre planos e discussões.

* Atualmente oferecemos cursos até o fim do nível B1 -

Material didático

Produzimos e utilizamos um material próprio. Em cada módulo, há uma apostila elaborada pela equipe pedagógica (coordenadoras, assistentes, professores/as e colaboradoras/es externas/os). Ter um material próprio é trabalhoso, mas nos permite compartilhar referências culturais, majoritariamente do Sul global, que não encontramos nos materiais disponíveis no mercado. Com o objetivo de contribuir para a democratização do ensino de idiomas, nossos materiais são vendidos por um preço bastante próximo ao valor de custo. Material didático no valor de R$60+ entrega.

Não é iniciante no idioma?

Faça o nosso teste de nivelamento e saiba o módulo mais adequado aos seus conhecimentos. Receba seu resultado por e-mail em 5 dias úteis:

Tipos de curso

Os cursos extensivos e intensivos diferem, principalmente, no ritmo das aulas. Enquanto um módulo é realizado ao longo de aproximadamente quatro meses na modalidade extensiva, o mesmo módulo, com os mesmos conteúdos e com carga horária padronizada, é realizado em apenas 5 semanas nos cursos intensivos.

Extensivos

Intensivo

Veja as turmas e inscreva-se

Ambas unidades oferecem aulas presenciais e online.

Se você mora no estado do RJ ou SP, opte por se inscrever na unidade correspondente à sua residência. Se você mora em outros estados, faça a sua escolha com base nos horários e módulos oferecidos por cada escola.

Se você é estudante antigo, faça a sua inscrição em uma turma oferecida pela unidade na qual você estuda ou estudou.