
Cuba é uma das nações mais emblemáticas e fascinantes do mundo. O único país socialista do continente americano possui uma rica cultura e história que atrai a atenção de visitantes de todas as partes do globo. No artigo de hoje, você descobrirá 5 curiosidades sobre Cuba. Mas antes, vamos explorar alguns aspectos básicos do país.
Oficialmente reconhecida como República de Cuba, o país está localizado na América Central e possui um território com característica insular, ou seja, um composto de ilhas. Havana é a capital de Cuba e também a maior cidade da nação, sendo considerada uma das localidades mais antigas da região.
Danzón: a dança nacional de Cuba
Uma das melhores curiosidades sobre Cuba é que o país possui um rico patrimônio musical. Gêneros como a salsa, mambo e son cubano se perpetuam há séculos, ecoando pelas cidades e pelos vilarejos do país.
Com tantos sons e ritmos vibrantes interagindo entre si, o Danzón, uma dança originária de Cuba, surgiu no século XIX, e tornou-se, desde então, parte fundamental da cultura musical e dançante não apenas de Cuba, mas de todo o Caribe.
Com um processo de dança com batidas sincopadas e passos lentos e elegantes, incorporando passagens instrumentais, o Danzón ganhou os corações do povo cubano e ultrapassou fronteiras, alcançando o México, tornando-se uma dança amada e praticada até os dias atuais.
A terra do Charuto e do Rum

Se você já assistiu a algum filme com referências a Cuba, é bem possível que esses dois símbolos tenham aparecido no filme: o charuto cubano ou do rum. Esses elementos, seja em conjunto ou separadamente, tornaram-se parte da identidade nacional cubana.
Reverenciado até os dias de hoje, a história do charuto cubano remonta ao século XV, quando os colonizadores espanhóis descobriram e passaram a apreciar o ritual dos povos nativos de fumar folhas de tabaco.
De lá para cá, a indústria do charuto passou por diversas transformações e modernizações, mas a tradição, que foi implementada séculos atrás, se manteve. O charuto cubano se consolidou como um ícone mundial, movimentando a economia do país e tornando-se parte da “alma da ilha”.
Assim como o charuto, o rum cubano também desempenha um importante papel na cultura e na história de Cuba. Com um território tropical propício à produção de açúcar, a fabricação de rum surgiu como uma extensão natural dessa riqueza agrícola. Hoje, a bebida é considerada uma das melhores do mundo, refletindo a excelência e o legado cubano.
O sistema de saúde cubano
Você sabia que Cuba possui o maior número de médicos por habitantes em todo o mundo? São 9,2 por 100 mil e no total há 500 mil trabalhadores da área da saúde para uma população de 11,26 milhões.
O sistema de saúde de Cuba é reconhecido como um dos melhores do globo. O país se destacou especialmente durante a crise sanitária de 2020, imunizando mais de 90% da população e controlando a disseminação do vírus com uma estratégia própria de vacinação.
Cuba produz 70% dos equipamentos, insumos e itens fármacos utilizados no país, além disso, todo o sistema de saúde é regulamentado, financiado e gerenciado pelo Estado que se divide em três níveis administrativos — nacional, provincial e municipal.
Gastronomia de Cuba

A culinária cubana tem forte influência da diáspora africana e da culinária espanhola devido aos tempos de colonização e exploração do país, além, claro, de influências dos seus povos autóctones da ilha. Cabe salientar também que, uma das principais curiosidades sobre Cuba é que o país recebeu uma grande leva de imigrantes chineses no século XIX, o que influenciou diretamente em sua gastronomia.
Conheça alguns dos principais pratos típicos do país:
1. Ropa Vieja — considerado o prato nacional de Cuba, o Ropa Vieja leva carne desfiada, molho de tomate, alho e cebola, pimentões, especiarias e arroz branco.
2. Moros y Cristianos — com arroz branco, feijão preto, temperos como alho e cebola, carne de porco e especiarias como a folha de louro, o Moros y Cristianos simboliza a essência da fusão cultural cubana.
3. Lechón Asado — prato tradicional das celebrações cubanas como o Natal e o Ano Novo, o Lechón Asado consiste num porco inteiro ou cortes grandes assados com bananas fritas para acompanhar.
O menor beija-flor do mundo
Poucas pessoas sabem mas o beija-flor-abelha, considerado a menor espécie de ave do mundo, é nativo de Cuba. Medindo entre 5 e 6 centímetros e pesando entre 1,6 e 2,5 gramas, o “’zunzuncito” — apelido carinhoso que os cubanos deram para o pequeno pássaro — só é encontrado em Cuba.
Se você cogita viajar até Cuba para conhecer cidades históricas como Havana e Trinidad ou as praias paradisíacas como Varadero e Cayo Coco, fazer um curso de espanhol pode ser essencial para aprimorar ainda mais a sua experiência.
Essas cinco curiosidades sobre Cuba propiciam uma pequena esfera para a rica cultura e história de uma das ilhas mais famosas de todo o mundo. Entretanto, elas não captam a totalidade da essência cubana. Cuba é uma nação fascinante, repleta de complexidades e singularidades que vão muito além dos estigmas e estereótipos frequentemente associados ao país.
Gostou do conteúdo? Confira nosso blog e siga a Abraço Cultural nas redes sociais!