As 5 principais curiosidades culturais da Venezuela

09.12.2025

Apesar da recessão econômica que perdura por anos, a Venezuela é um dos países mais vibrantes da América Latina. Repleta de belezas naturais e uma vasta diversidade geográfica e mundialmente conhecida por ter um povo hospitaleiro e uma cultura única. Hoje, vamos conhecer as curiosidades culturais da Venezuela, descobrindo um pouco mais sobre a culinária, as festas típicas e outros aspectos que tornam o país tão especial.

Mas, antes de abordarmos a parte cultural, vamos falar de alguns fatos interessantes, que passam muitas vezes despercebidos diante do sensacionalismo acerca do país. Por exemplo, você sabia que a Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do mundo?

Além disso, a Venezuela tem a maior cachoeira do mundo, conhecida como Cachoeira Angel, ela é 19 vezes mais alta do que as cataratas do Niágara. E falando em belezas naturais, este é o país com a maior quantidade de espécies endêmicas (que se desenvolvem exclusivamente em uma região específica) dos Andes Tropicais.

O maior lago da América do Sul também fica na Venezuela, bem como a capital dos Raios: em Maracaibo, na região oeste da Venezuela, ocorre um fenômeno meteorológico único no mundo. Entre abril e novembro, a bacia do Lago de Maracaibo testemunha uma tempestade elétrica constante que ilumina os céus com raios roxos e rosas

Agora, sem mais delongas, vamos para as principais curiosidades culturais da Venezuela!

Carnaval de El Callao — um Patrimônio Imaterial da Humanidade

O Carnaval de El Callao, localizado no estado de Bolívar, no sul da Venezuela, é uma das principais festividades da Venezuela e foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2016.

Com mais de cem anos de história, entre janeiro e março, essa celebração reúne milhares de pessoas da comunidade e turistas, que transformam o vilarejo de 20.000 habitantes em uma gigante festa.

Anualmente, El Callao se enche de cores, fantasias e música, com os participantes se vestindo de personagens históricos ou imaginários, refletindo a rica herança cultural da região.

O som do calipso, um ritmo originário das Antilhas, embala as ruas durante os desfiles, criando uma atmosfera única, que mistura tradição, dança e emoção. O Carnaval de El Callao é, sem dúvida, uma das manifestações culturais maus autênticas da Venezuela.

Beisebol, o esporte mais popular da Venezuela

Se grande parte da América do Sul respira futebol, a Venezuela corre em um sentido diferente: o Beisebol é o esporte mais popular do país. Inclusive, diversas expressões idiomáticas do país são inspiradas nesse esporte.

Considerado o esporte nacional, o beisebol tornou-se uma tradição que reúne famílias e comunidades em prol das partidas. A Venezuela possui diversas ligas de beisebol e é o segundo país latino-americano com mais jogadores na Major League, que reúne as principais competições de beisebol dos Estados Unidos.

O beisebol foi introduzido na Venezuela após a Primeira Guerra Mundial, quando norte-americanos que trabalhavam nas empresas petrolíferas trouxeram o esporte, que rapidamente se tornou uma paixão nacional.

A maior arepa do mundo

Ainda há muitos debates acerca da origem da arepa (Colômbia ou Venezuela), entretanto, uma das curiosidades culturais da Venezuela é que a maior arepa do mundo foi feita no país.

No dia 23 de março de 2011, a marca Harina Pan, pertencente às Empresas Polar, preparou a maior arepa do mundo. O prato pesava 493,2 quilos e tinha capacidade para alimentar até 2.800 pessoas.

Joropo, a dança e a música da Venezuela

O joropo é o principal gênero musical da Venezuela, refletindo a rica herança cultural do país. Suas raízes remontam às tradições dos povos indígenas, que já praticavam danças e ritmos semelhantes antes da chegada dos colonizadores. 

Com o tempo, o joropo incorporou influências europeias e africanas, formando uma fusão única. É tocado principalmente com instrumentos como a harpa, o quatro (um tipo de violão) e as maracas, um tipo de chocalho. Essa mistura de influências culturais resultou no joropo como o conhecemos hoje.

A lenda do El Silbón

O Silbón é uma das figuras mais temidas do folclore venezuelano, uma lenda que se originou nas planícies desoladas dos Llanos e que ainda ecoa nas noites escuras de todo o país. 

A história conta que ele era um agricultor simples, mas a ganância e a crueldade o consumiram. Em um ato de violência, matou seu próprio pai, e, como punição, sua alma foi condenada a vagar pela eternidade

O Silbón se tornou uma parte intrínseca do imaginário coletivo da Venezuela, um símbolo de como o folclore, imerso na história e na cultura local, transmite lições valiosas através de suas figuras sombrias e enigmáticas.

Se você está interessado em conhecer mais sobre as curiosidades culturais da Venezuela, um curso de espanhol pode ser uma excelente forma de mergulhar na rica história e nas tradições do país. Além de aprimorar suas habilidades no idioma, você terá a oportunidade de explorar as peculiaridades culturais que fazem da Venezuela


Gostou do conteúdo? Confira nosso blog e siga a Abraço Cultural nas redes sociais!

Conteúdo relacionado