Desenhado e realizado pela Abraço Cultural e pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro (SPM-Rio), o programa começou em setembro de 2022. No projeto Mulheres Bilíngues mulheres migrantes, formadas pela Abraço, ministram aulas de idiomas e culturas para mulheres cariocas que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de estudar línguas estrangeiras.
Impacto duplo e inédito:
As alunas do programa potencializam as suas oportunidades de trabalho a partir de trocas, conhecimentos e aprendizados da vivência da sala de aula. Ao mesmo tempo, as professoras migrantes têm acesso à renda, são formadas continuamente no ensino de idiomas e avançam nos seus processos de integração e de criação de redes de apoio no contexto da sua nova comunidade local.
A realização de uma política pública que beneficia simultaneamente mulheres cariocas e migrantes através dos seus próprios saberes, fazeres e das trocas em conjunto é algo inédito e pioneiro no contexto fluminense.
Alguns dados de 2 anos de projeto (2022.2 a 2024.2):
- 1500 MULHERES BENEFICIADAS
- 88 TURMAS
- 14 TERRITÓRIOS IMPACTADOS COM AULAS PRESENCIAIS (Gamboa, Alemão, Santa Cruz, Vigário Geral, Campo Grande, Padre Miguel, Santa Teresa, Praça Seca, Cosmos, Grajaú, Guaratiba, Babilônia, Paciência, Madureira e Coelho Neto) e turmas online impactando todo território do município
- 19 MIGRANTES FORMADAS
- 3 FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS INICIAIS EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
- 13 PROFESSORAS PARTICIPANTES
- R$ 485.000,00 GERADOS EM RENDA PARA PESSOAS REFUGIADAS E MIGRANTES
Acompanhe atualizações sobre o programa através do seu perfil do Instagram: