7 Dicas para potencializar o seu aprendizado de idiomas

28.08.2023

Não há receita mágica para aprender um idioma, mas você pode, sim, melhorar o seu aprendizado colocando em prática algumas ações simples! O aprendizado de uma língua estrangeira pode não ser uma tarefa fácil, mas com boa disposição, determinação e apoio, não será só possível como também prazeroso!

Veja nossas dicas de como agir para potencializar a sua aprendizagem!

#1 Haja ativamente na sua aprendizagem!

 

Na aprendizagem ativa a pessoa aprendiz não é vista como um repositório que recebe passivamente os conteúdos dados pela professora ou professor. Uma aprendizagem ativa envolve um mergulho sem amarras nas experiências propostas pelo/a professor/a. Assim, para potencializar a sua aprendizagem, além de estar presente em todas as aulas, busque uma participação ativa no desenvolvimento das atividades, não tenha medo de errar e explore sempre os momentos de interação com colegas e o/a professor/a.

 

#2 Seja gentil consigo!

 

Tenha sempre em mente que ninguém está isento de cometer enganos. O grande diferencial é o que fazemos com a aprendizagem que eles nos fornecem. Por isso, permita-se errar e não julgue o erro cometido por colegas de turma. Pelo contrário, observe os erros, aprenda e seja perseverante em seu aprendizado!

 

#3 Autoconhecimento é muito importante

 

Buscar entender sobre o seu processo de aprendizagem é um passo muito interessante para conhecer as estratégias e práticas que melhor funcionam e favorecem o seu aprendizado. Quais são as suas múltiplas inteligências? Por quais meios e sentidos você processa melhor novas informações e consolida conhecimentos? Você aprende melhor de forma visual, escutando, escrevendo ou a partir de várias formas juntas? Quais tipos de conteúdos são mais atrativos quando você estuda um tema? Autoconhecimento é um aliado para aprender qualquer coisa!

 

#4 Mergulhe na cultura!

 

Se engana quem pensa que viajar é a única maneira de conhecer novas culturas. Assista conteúdos produzidos por países que você não conhece, leia livros escritos por pessoas de diferentes nacionalidades, ouça músicas de diferentes etnias, explore gastronomia diversas, descubra histórias e notícias de diversos lugares e regiões. Assim você estará mergulhando em cultura e descobrindo diferentes formas de ser e estar no mundo.

 

#5 Escolha um dicionário para chamar de seu!

 

Para começar a aprender uma língua estrangeira, o dicionário é um instrumento indispensável! Pode ser que num primeiro momento você precise de um dicionário bilíngue (aquele que tem a tradução da palavra), mas tão logo se sinta mais confiante, não hesite em trabalhar com um monolíngue (o que é escrito apenas no idioma de aprendizagem). Nesse sentido, tudo bem que no início você busque as traduções no Google Tradutor. Para além dele, peça ajuda para o/a professor/a: ele/a saberá lhe indicar alguma outra ferramenta disponível on-line.

 

#6 Torne o estudo uma rotina!

 

Você certamente já estabeleceu os objetivos para aprender o idioma. Seja para fins acadêmicos, profissionais ou por lazer, mantenha-se firme aos seus propósitos. Estabeleça estratégias para manter a motivação: estudar diariamente, por períodos curtos, para além do tempo dedicado à sala de aula, pode trazer benefícios para o seu desenvolvimento no idioma.

 

#7 Vá além do conteúdo aprendido!

 

Se você acredita que as atividades do seu material não foram suficientes e que precisa de mais treino, peça ao professor ou professora dicas sobre onde pode achar outras atividades. Ele/a terá prazer em ajudá-la e você aperfeiçoará ainda mais os seus conhecimentos e suas habilidades do idioma.

 

 

E aí, o que você faz para potencializar seu aprendizado?

 

Picture of Roberta de Sousa

Roberta de Sousa

Diretora de comunicação e cultura na Abraço Cultural

Conteúdo relacionado